quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Projeto Invenção do Conto - Caio Folly



A pequena Potira

Uma tribo havia habitado a zona rural de uma cidade há pouco tempo. Os índios eram da tribo Tupi-Guarani, eram muito tranquilos. Os indiozinhos iam à escola com as “peruas” (Um transporte vulgarizado com esse nome, que na verdade é uma kombi). Em um dia de festa nessa tribo todos os índios seriam premiados com presentes simples que a Funai havia doado a eles. Foi em uma sexta-feira que ocorreu a festa na tribo. Neste dia em que uma pequena índia de 14 anos estava disposta a se aculturar completamente, e assim começou a festa. O chefe da tribo começou com o ritual que iniciou a festa.
_ Quantos presentes hein, gente?!
_ Vamos fazer assim: Thainá vai escrever o nome de todos para fazermos a premiação.
Então ela escreveu o nome de todos da tribo e foi iniciado o sorteio. O chefe da tribo mostrava o presente e sorteava o nome.
_ Iracema, você ganhou o material escolar.
_ Cauã, você ganhou o material escolar e brinquedos.
Assim o chefe foi chamando o pessoal para ganhar os prêmios. A pequena índia queria ganhar um material escolar, isso era o sonho dela. Ela queria “conhecer” o mundo lá fora, só que a mãe dela não queria deixar a pequena índia estudar na cidade e assim a pequena índia foi tendo sonhos para enfrentar esse obstáculo e lutar na vida para ser uma pessoa normal.
_ Mãe deixa que eu vá à escola?
_ Não, você não pode se misturar com essas pessoas, você é uma índia você e vai sofrer preconceitos lá “fora”.
_ Mas, mãe...
_ Não vai!
_ Quero ser alguém na vida com um trabalho digno!
_ Se você for; não volte!
A pequena índia saiu pela aldeia chorando, sentou-se na beira de um lago e conversou com o seu reflexo na água.
_ Porque eu não posso estudar em uma escola normal?
E em uma manhã, com uma chuva tremenda, a pequena índia foge da tribo e vai para a cidade grande viver a vida que ela buscava.

Um comentário: